o 20 de Fevereiro, para além do que
vimos, havia um odor, um ruído macabro, o troar das pedras a rolar impelidas
pela potência da torrente vale abaixo. O som era sinal do pior, voz dos inertes
e entulhos que lotaram os vãos das ribeiras e fizeram a água transbordar,
prosseguindo o seu trabalho de arrastamento de tudo e todos até desaguar no
mar. Deveria ter sido uma lição por décadas enquanto as gerações que
vivenciaram o fenómeno o recordassem.
Discutimos muito sobre as soluções a dar
às ribeiras e aos terrenos contíguos. Paralelamente tivemos mérito e cometemos
erros de que ainda não sabemos o alcance, as respostas virão quando formos
postos à prova por um clima que está cada vez menos para brincadeiras ou
principiantes. Entre encargos públicos e privados, os danos cifraram-se em mil
milhões de euros numa região já de si fragilizada por uma dívida astronómica e
que, depois, ainda aguentou a dupla austeridade com a falência da região e do
país.
Apreensivo pelos danos políticos dos acontecimentos, o Governo
Regional apressou-se a encomendar um estudo ao Instituto Superior Técnico (IST)
designado de EARAM - Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões na Ilha da
Madeira - quando paralelamente já se projectava em segredo a betonização de
toda a Ribeira Brava e a união das fozes das Ribeiras de Santa Luzia e João
Gomes. Iniciou-se a construção de quatro Estruturas de Retenção de material
sólido em São João, inauguradas a 14 de Setembro de 2013, que custaram
2.750.000€. A 23 de Setembro de 2013, o Governo Regional assinava um novo
contrato de serviços com o IST no valor de 395.000€ para o segundo Estudo de
Avaliação do Risco de Aluviões na Ilha da Madeira- Fase II, com entrega
prevista para Outubro de 2016 mas que nunca ocorreu.
Tendo em conta que o Verão é tempo propício a obras, decidi observar o
que se constrói antes de terminados os estudos, vício enraizado na região que
fomenta o silêncio das barracas. A primeira ribeira em sorte foi a de São João
e já estou a escrever quando pensava num artigo sobre todas as ribeiras.
Medonho! O vão intermitente, na dimensão ao longo do trajecto, parece pedir à
água que um dia passe em torrente violenta para ser projectada nalguma curva
acentuada após uma recta. Vi 20 milhões em betão que segura a estrutura de
canalização da ribeira, aceitável em nome da salvaguarda de vidas e bens.
Chegado à zona que já presumia ser a pior, entre o Campo do Andorinha
e a última Estrutura de Retenção de quatro, fiquei siderado. Uma máquina
“entretinha-se” a construir uma enorme muralha de pedra empilhada no lado mais
exposto da curva da ribeira, após a última Estrutura de Retenção colocada sem
assentamento fixo visível. A maioria das pessoas perceberá que as primeiras
chuvadas, dignas desse nome, provocarão a erosão da base do talude e a muralha
de pedras soltas desabará como um castelo de cartas. Eu gostava muito de ver o
estudo de engenharia e estabilidade geológica. Na outra margem, a liberdade das
águas com as terras soltas é total, penso que aguardam pelo crescimento de uns
loureiros para segurar.
Então pensemos, construíram 4 Estruturas de Retenção para acolher todo tipo de inertes, entulhos e árvores para que não cheguem ao Funchal e depois delas o bicho homem, engenheiro ou governo, promove justamente uma “feira de libertinagem” de inertes, entulhos e árvores? A ribeira não deveria ser canalizada pelo menos até à última Estrutura de Retenção (a mais perto do Funchal)? Não seria intelectualmente expectável que para baixo das Estruturas de Retenção não existisse material sólido? Tanta preocupação com a hidráulica nas ribeiras da baixa do Funchal para justificar o revestimento das paredes de basalto e agora vejo isto?
Creio haver muitos críticos das obras do Jardinismo
que, depois de assumirem novos cargos, se remeteram a um estranho silêncio. Já
não falam nas verbas exorbitantes enterradas no betão da canalização das
ribeiras de Santa Luzia, de São João e da Ribeira Brava? Já não falam dos
problemas hidráulicos da junção das fozes? Já não falam na perigosa instabilidade
geomorfológica dos taludes a montante? Já não falam sobre as dúvidas
científicas se a canalização desenfreada vai aumentar a velocidade de
escoamento para valores incontroláveis com consequências imprevisíveis? Agora,
ou não querem pensar ou assinam de cruz numa terra que nunca encontra
responsáveis por erros e desastres. Fica claro que os pareceres técnicos para
nada valem perante os objectivos pessoais ou políticos.
Se troar
saiba que são Rolling Stones.
Diário de Notícias do Funchal
Data: 08-07-2017
Página: 27
Link: The Rolling Stones
Clique por favor para ampliar o recorte de imprensa:
Página: 27
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